A interactividade é um dos recursos com maior capacidade de reforçar as mensagens dos sistemas hipermédia. Esta permite acções participativas e activas por parte do utilizador entre diferentes cenários possíveis. A aplicação deste princípio em qualquer sistema hipermédia adjuva a moldabilidade do sistema ao utilizador, evitando que este se torne num espectador passivo. O sistema deve portanto, desenvolver a ideia que o utilizador navega livremente, independentemente de estar submetido a um esquema pré-definido (Bouzá, 1997).
Então existem os seguintes niveis de interacitvidade:
Segundo a relação homem-máquina
reactiva - nesse nível, as opções e feedback são dirigidos pelo programa, havendo pouco controle do utilizador sobre a estrutura do conteúdo;
Co-activa - apresenta-se aqui possibilidades do utilizador controlar a sequência, o ritmo e o estilo;
proactiva - o utilizador pode controlar tanto a estrutura quanto o conteúdo.
Finalmente os tipos de interactividade:
interactividade hierárquica (navegação reactiva) - oferece um conjunto definido de opções. A configuração mais conhecida desse tipo é o menu. Porém, logo após ter seleccionado a opção de seu interesse, o aluno cai em uma interacção linear, e quando termina a sequência, volta ao menu original;
interactividade de suporte (investigação reactiva) - trata-se da capacidade do sistema de dar suporte ao aluno desde um simples módulo de ajuda (help) até um tutorial de maior complexidade. Essa ajuda pode ser sensitiva ao contexto, isto é, dá suporte específico sobre as acções presentes do aluno em dado momento;
interactividade de actualização - se refere as avaliações. A resposta será avaliada pelo programa que gerará uma actualização ou feedback. Esse tipo de interactividade pode variar desde o formato simples de pergunta/resposta até respostas condicionais que envolvem inteligência artificial;
interactividade de construção (elaboração proactiva) - é uma extensão da classe anterior, onde o ambiente requer do aluno que manipule certos objectos para que alcance determinados objectivos. A lição pode apenas seguir para o próximo estágio se o aluno conseguir resolver a montagem necessária;
interactividade reflectida (elaboração proactiva) - permite que o aluno compare sua resposta com a de outros alunos/tutores a fim de analisar o grau de acerto alcançado;
interactividade de simulação (variando de elaboração reactiva a elaboração mútua) - o aluno torna-se o operador do curso, já que as escolhas individuais tomadas determinam a sequência da apresentação;
interactividade de hiperlinks (navegação proactiva) - o aluno tem a sua disposição uma grande quantidade de informações pela qual pode navegar como quiser. Se alguns links que o aluno deseja disparar não estão presentes, funcionando ou não são permitidos, ele pode vir a tornar-se desmotivado;
Fonte:textos de apoio da disciplina de API 23/09/09
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